DOJUKUN
O mestre Funakoshi, ao criar o estilo shotokan, procurou desenvolver e aperfeiçoar cada vez mais a sua obra. E para tanto, pesquisou e colocou em prática aspectos psicológicos, a fim de aprimorar a concentração e ter um maior controle emocional por parte do praticante.
Como criou o Karate para concluir conflitos, Funakoshi chegou à conclusão de que trinar para deixar a parte física saudável não era o suficiente e passou a preocupar-se não apenas como praticante ser um lutador excepcional, mas que desse bom exemplo como cidadão, pois, segundo ele, o praticante de Karate deve manter a mente longe de sentimentos impuros como maldade e egoísmo, buscando então a pureza do pensar, porém, alerta para reagir de forma adequada ás situações que as fizerem presentes em sua vida, sendo essa a verdadeira doutrina, a filosofia do Karate, deixar a mente vazia no sentido de limpa, não um vazio mental, mas a ausência de sentimentos impuros, incitando o praticante a um crescimento interior e para tanto, Funakoshi pesquisou e desenvolveu cinco princípios básicos para a interiorização do praticante de Karate.
O objetivo desses princípios não é a vitória nem a derrota e sim a lapidação do caráter de quem os põe em prática. Os caminhos filosóficos que Funakoshi deixou e que levam a uma vida harmoniosa são denominados de DOJUKUN e NIJUKUN, sendo esses os lemas do Karate a serem seguidos e sempre foi da sua opinião que nenhum dos componentes do KUN tivesse mais importância que outro, colocando-os em linha de igualdade em importância e valor, por isso, numerou todos os princípios com o numero um, como se todos fossem o primeiro.
HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Esforçar-se para formação do caráter
Todo praticante de Karate no inicio deve começar a construção do seu caráter e aperfeiçoar suas técnicas por meios das repetições dos treinos. Assim o espírito do guerreiro virá naturalmente com a autoconfiança, pois os treinamentos darão mais luz ao seu espírito para superar problemas pessoais.
HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão
A fidelidade é um item inerente a figura do samurai. O praticante deve sempre ser fiel ao seu dojo e ao seu mestre ao longo dos anos e ele será recompensado com novos ensinamentos e a confiança do sensei, que lhe proporcionara mais sabedoria, fruto da confiança mutua do relacionamento aluno/sensei.
HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Criar o intuito de esforço
A dedicação completa e o esforço demonstrado pelo aluno devem ser em caráter de doação por parte do aluno e não superficial, o que ira gerar mais tempo disponibilizado pelo sensei ao praticante que demonstra tal sentimento.
HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO
Respeito acima de tudo
O respeito para com o seu semelhante é um item fundamental e pertencente às raízes de Okinawa, pois segundo Funakoshi “sem cortesia, não existe Dojo”. O aluno, sensei e todos de forma geral devem demonstrar respeito em todos os seus atos, por menores que sejam em qualquer lugar e circunstância.
HITOTSU KEKKI NO YU IMASHIMURU KOTO
Conter o espírito de agressão
Um praticante ou lutador deve ter conhecimento do seu potencial e dos ensinamentos que aprendeu, tendo a sábia noção de que possui grande força e técnica, devendo então usá-los somente para fins justos, sem exibir potencialidades foro do dojo.
NIJU KUN
OS 20 PRINCÍPIOS DE Gichin Funakoshi
HITOTSU – KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA
O karate deve sempre iniciar e terminar com saudação
HITOTSU – KARATE NI SENTE NASHI
No karate não existe atitude ofensiva
HITOTSU – KARATE WA GI NO TASUKE
O karate é um assistente da justice
HITOTSU – MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO O SHIRE
Conheça a si próprio antes de julgar os outros
HITOTSU – GIJUTSUYORI SHINJUTSU
O espírito é mais importante do que a técnica
HITOTSU – KOKORO WA HATATAN WO YOSU
Evitar o descontrole do equilíbrio mental
HITOTSU – WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU
Os infortúnios são causados pela negligência
HITOTSU – DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA
Karate não se limita apenas a academia
HITOTSU – KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU
O aprendizado do karate deve ser perseguido durante toda a vida
HITOTSU – ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI
O karate Dara frutos quando associado à vida cotidiana
HITOTSU – KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU
O karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria
HITOTSU – KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO
Não pense em vencer, pense em não ser vencido
HITOTSU – TEKI YOTTE TENKA SEYO
Mude de atitude conforme o adversário
HITOTSU – TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI
A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e dos fortes (JITSU)
HITOTSU – HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU
Imagine que os membros de seus adversários são como espadas
HITOTSU – DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI
Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários
HITOTSU – KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHINZENTAI
No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam- se naturais
HITOTSU – KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO
A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente
HITOTSU CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA
Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas
HITOTSU – TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO
Estudar, praticar e aperfeiçoar- se sempre
O mestre Funakoshi, ao criar o estilo shotokan, procurou desenvolver e aperfeiçoar cada vez mais a sua obra. E para tanto, pesquisou e colocou em prática aspectos psicológicos, a fim de aprimorar a concentração e ter um maior controle emocional por parte do praticante.
Como criou o Karate para concluir conflitos, Funakoshi chegou à conclusão de que trinar para deixar a parte física saudável não era o suficiente e passou a preocupar-se não apenas como praticante ser um lutador excepcional, mas que desse bom exemplo como cidadão, pois, segundo ele, o praticante de Karate deve manter a mente longe de sentimentos impuros como maldade e egoísmo, buscando então a pureza do pensar, porém, alerta para reagir de forma adequada ás situações que as fizerem presentes em sua vida, sendo essa a verdadeira doutrina, a filosofia do Karate, deixar a mente vazia no sentido de limpa, não um vazio mental, mas a ausência de sentimentos impuros, incitando o praticante a um crescimento interior e para tanto, Funakoshi pesquisou e desenvolveu cinco princípios básicos para a interiorização do praticante de Karate.
O objetivo desses princípios não é a vitória nem a derrota e sim a lapidação do caráter de quem os põe em prática. Os caminhos filosóficos que Funakoshi deixou e que levam a uma vida harmoniosa são denominados de DOJUKUN e NIJUKUN, sendo esses os lemas do Karate a serem seguidos e sempre foi da sua opinião que nenhum dos componentes do KUN tivesse mais importância que outro, colocando-os em linha de igualdade em importância e valor, por isso, numerou todos os princípios com o numero um, como se todos fossem o primeiro.
HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Esforçar-se para formação do caráter
Todo praticante de Karate no inicio deve começar a construção do seu caráter e aperfeiçoar suas técnicas por meios das repetições dos treinos. Assim o espírito do guerreiro virá naturalmente com a autoconfiança, pois os treinamentos darão mais luz ao seu espírito para superar problemas pessoais.
HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão
A fidelidade é um item inerente a figura do samurai. O praticante deve sempre ser fiel ao seu dojo e ao seu mestre ao longo dos anos e ele será recompensado com novos ensinamentos e a confiança do sensei, que lhe proporcionara mais sabedoria, fruto da confiança mutua do relacionamento aluno/sensei.
HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Criar o intuito de esforço
A dedicação completa e o esforço demonstrado pelo aluno devem ser em caráter de doação por parte do aluno e não superficial, o que ira gerar mais tempo disponibilizado pelo sensei ao praticante que demonstra tal sentimento.
HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO
Respeito acima de tudo
O respeito para com o seu semelhante é um item fundamental e pertencente às raízes de Okinawa, pois segundo Funakoshi “sem cortesia, não existe Dojo”. O aluno, sensei e todos de forma geral devem demonstrar respeito em todos os seus atos, por menores que sejam em qualquer lugar e circunstância.
HITOTSU KEKKI NO YU IMASHIMURU KOTO
Conter o espírito de agressão
Um praticante ou lutador deve ter conhecimento do seu potencial e dos ensinamentos que aprendeu, tendo a sábia noção de que possui grande força e técnica, devendo então usá-los somente para fins justos, sem exibir potencialidades foro do dojo.
NIJU KUN
OS 20 PRINCÍPIOS DE Gichin Funakoshi
HITOTSU – KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA
O karate deve sempre iniciar e terminar com saudação
HITOTSU – KARATE NI SENTE NASHI
No karate não existe atitude ofensiva
HITOTSU – KARATE WA GI NO TASUKE
O karate é um assistente da justice
HITOTSU – MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO O SHIRE
Conheça a si próprio antes de julgar os outros
HITOTSU – GIJUTSUYORI SHINJUTSU
O espírito é mais importante do que a técnica
HITOTSU – KOKORO WA HATATAN WO YOSU
Evitar o descontrole do equilíbrio mental
HITOTSU – WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU
Os infortúnios são causados pela negligência
HITOTSU – DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA
Karate não se limita apenas a academia
HITOTSU – KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU
O aprendizado do karate deve ser perseguido durante toda a vida
HITOTSU – ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI
O karate Dara frutos quando associado à vida cotidiana
HITOTSU – KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU
O karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria
HITOTSU – KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO
Não pense em vencer, pense em não ser vencido
HITOTSU – TEKI YOTTE TENKA SEYO
Mude de atitude conforme o adversário
HITOTSU – TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI
A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e dos fortes (JITSU)
HITOTSU – HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU
Imagine que os membros de seus adversários são como espadas
HITOTSU – DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI
Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários
HITOTSU – KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHINZENTAI
No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam- se naturais
HITOTSU – KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO
A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente
HITOTSU CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA
Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas
HITOTSU – TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO
Estudar, praticar e aperfeiçoar- se sempre